Categorias
CULTURA

Casarão das Artes, em Suzano, terá apresentações do projeto ‘Sambas da Vida’ nesta sexta

Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba notícias da sua cidade pelo celular!

O Casarão das Artes, localizado na rua 27 de Outubro, nº 271, no centro de Suzano, será palco nesta sexta-feira (16) da segunda edição do projeto cultural ‘Sambas da Vida’.


A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, terá início às 19h e tem como objetivo enaltecer grandes ícones do samba nacional. Com capacidade aproximada para 150 pessoas, o espaço exige chegada antecipada para garantir assento. A classificação é livre e aberta ao público em geral.


Na edição anterior, a homenageada foi Dona Ivone Lara (1921 – 2018), reverenciada como a “Rainha do Samba” e reconhecida por ser a primeira mulher a compor um samba-enredo e a integrar uma escola de samba. Nesta nova apresentação, o tributo será dedicado a dois nomes igualmente emblemáticos da música popular brasileira: Almir Guineto (1946 – 2017) e Beth Carvalho (1946 – 2019).

Leia também:  Suzano Vôlei inicia projeto social com aulas de voleibol no CIE do Jardim Santa Inês

Ambos nascidos na capital fluminense, os artistas deixaram um legado expressivo no cenário do samba. Almir Guineto, cantor e compositor, foi um dos pilares da renovação do gênero ao fundar o grupo Fundo de Quintal e incorporar novos instrumentos à roda de samba, revolucionando sua sonoridade.


Beth Carvalho, por sua vez, desempenhou um papel essencial na valorização e disseminação do estilo musical. Além de cantar e compor, foi uma das principais intérpretes do samba brasileiro, tendo trabalhado ao lado de Almir Guineto e outras figuras consagradas da música nacional.

Leia também:  Unipiaget promove ação de saúde e bem-estar no Parque Max Feffer, em Suzano, neste sábado

Para celebrar essa herança artística, o evento contará com a performance de músicos locais: Marcão (repique), Lucas (pandeiro), Celo (surdo), Michel (cavaco), Clayton (violão) e Vaguinho (rebolo). Durante duas horas, o grupo vai interpretar canções emblemáticas dos artistas homenageados, promovendo uma verdadeira viagem sonora pelas raízes do samba.

“A cultura brasileira é vasta, abrange diversos estilos musicais, diferentes práticas artísticas e um grande número de formas para executá-la e, trazer a história para os suzanenses, é de extrema importância. Vimos uma oportunidade de incentivar os artistas locais e impulsionar a cultura e, por isso, projetos como esse estão sendo promovidos pela pasta. Sendo assim, estão todos convidados a prestigiar esse momento de muita música e alegria no Casarão das Artes”, afirmou o secretário municipal de Cultura, José Luiz Spitti.

Leia também:  PM prende suspeito de violência doméstica e envolvimento em golpe contra o INSS em Suzano
Compartilhe essa notícia: