Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.
Desde 2018, o FIES possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.
Os interessados em participar do programa têm somente até às 23h59 desta sexta-feira (10) para realizar a inscrição. Segundo o MEC, serão oferecidas 67 mil vagas no primeiro semestre, de um total de 112 mil para este ano.
As inscrições poderão ser realizadas no Portal Único de o ao Ensino Superior que também reúne informações e resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os candidatos terão que indicar três opções de cursos de graduação.
Poderá se inscrever no FIES o candidato que tenha participado do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimo.
Os estudantes que têm bolsa parcial do Prouni podem participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa, desde que se enquadrem nas condições previstas no edital do processo seletivo.
As vagas disponíveis e instituições poderão ser consultadas no Portal o Único clicando no botão “Consultar oferta de vagas”. No portal o candidato poderá consultar as vagas disponíveis por estado, município, nome do curso, conceito do curso no MEC.
Calendário do FIES
- Inscrições: 7 a 10 de março
- Resultados (pré-selecionados): 14 de março
- Complementação das inscrições dos pré-selecionados: 15 a 17 de março
- Convocação da lista de espera: 21 de março a 18 de maio
*com informações da Agência Brasil
Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram